Descendentes de imigrantes italianos que vieram da região de Verona, Vêneto-Itália, no ano de 1878.
Trouxeram na bagagem a tradição de elaborar vinhos artesanais para consumo próprio e pequeno comércio, incluindo o cultivo de variedades ancestrais do norte da Itália.
Trabalho iniciado pelos antepassados Stefano e Angelo na Itália ... conhecimento e paixão transmitidos de geração em geração para Francesco, Carmine e José Sozo no Brasil.
Filho de Carmine Sozo, José nasceu e cresceu na colônia, no interior de Flores da Cunha, junto com seus 9 irmãos.
Desde cedo ajudou seu pai na agricultura e na produção de vinho no porão de casa, fontes de sustento da família. Cultivavam milho, uva e criavam pequenos animais.
Barbera, Peverella, ... castas italianas trazidas ao Brasil pelos imigrantes ... Desta época de aprendizado e observação, surgiu uma paixão.
Logo percebeu que o estudo e o conhecimento seriam fundamentais pra um futuro promissor. Por isso, saiu de casa aos 9 anos, pra estudar no seminário.
Aos 15 anos saiu do seminário e foi a Caxias do Sul pra trabalhar e estudar. Concluiu o curso técnico de nível médio de Contabilidade e posteriormente também a faculdade de Economia na Universidade de Caxias do Sul. E em 1967 aconteceu o improvável, passou no curso de Pós-Graduação em Administração da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.
A partir daí, a carreira de sucesso em gestão empresarial deslanchou, ocupando posições de liderança de projetos privados na área de alimentos em SC e RS. Também exerceu, e ainda exerce, importantes posições de liderança setorial.
Viajou o mundo em busca de conhecimento, tecnologia e oportunidades de desenvolvimento para nosso país e região. Inclusive selecionou e implantou novas idéias, melhores práticas e inovações.
Em 1988 chegou a Vacaria, no hoje conhecido terroir dos Campos de Cima da Serra, na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Resgatando a paixão de infância, participou do projeto pioneiro de plantio de uva e elaboração dos primeiros vinhos nesta região, ao lado do empresário Raul Randon.
Aprendeu muito com erros e acertos, viu o grande potencial do terroir, até que em 2001 decidiu implantar seu próprio projeto vitivinícola, criando a SOZO Vinhos Finos de Altitude, o 2º projeto a ser implantado nesse promissor novo terroir de altitude para vinhos finos, a 980 metros do nível do mar.
A implantação dos vinhedos foi iniciada apostando em tradicionais variedades de origem francesa, como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Chardonnay.
Lançou seu primeiro vinho na safra 2004 e em 2017 decidiu iniciar a investir em castas italianas, como Barbera e Teroldego, resgatando as origens familiares.
Mais recentemente tem expandido o vinhedo, testando novas variedades italianas (Montepulciano, Sangiovese, Aglianico, Peverella), e também variedades georgianas, portuguesas e gregas, além de variedades ancestrais que estão sendo resgatadas na Europa.
Desde então, tem trabalhado com muita paixão e dedicação pra explorar e desenvolver esse novo terroir, buscando conhecimento na Europa, Américas, e também junto a instituições de pesquisa.
Investimos em um projeto idealizado por Bernard Hudelot (In Memoriam), grande apaixonado e defensor dos métodos ancestrais de vinificação em Hautes-Côtes de Nuits, na Borgonha, França, onde adquirimos uma quota do vinhedo de Domain de Montmain (www.domainemontmain.com), em Villars de Fontaine, na tradicional região conhecida mundialmente pela alta qualidade dos vinhos Pinot Noir. Passamos a ser membros deste clube, chamado "Le club des Vignerons de Coeur", abrindo portas para oportunidades de troca de experiência e aprendizado.
Levamos nosso Pinot Noir e degustamos em meio aos Pinots da Borgonha, Bernard afirmou ‘tem as características e elegância dos Pinots da nossa região‘, o que foi motivo de grande orgulho e incentivo!
Comprovamos esse potencial após muitos anos de aprendizado com a medalha de Ouro no Concurso Mudial dos Pinots, na Suiça, em 2022.
Recebemos a visita e orientação técnica do mestre Bernard em nossos vinhedos nos Campos de Cima da Serra.
Em 2021 iniciou-se uma nova fase do nosso projeto nos Campos de Cima da Serra - RS, junto com o filho Rodrigo, que retornou ao Rio Grande do Sul após 25 anos de experiência no Brasil e exterior, tendo ocupado posições técnicas e de liderança em empresa líder na área de bebidas fermentadas.
Aceleramos o investimento em novas castas.
Passamos a buscar parcerias que nos permitem evoluir métodos de vinificacão para formas de elaboração ancestrais, de menor intervenção e fermentação natural... nosso foco é continuar a aprender e elaborar vinhos autênticos, de qualidade internacional, seguindo essa filosofia.
José tem no seu DNA a paixão por superar desafios, desenvolver conhecimento, quebrar barreiras e paradigmas e por buscar importantes conquistas.
Trabalha com grande dedicação pra construir seu legado e o passar para as próximas gerações, sempre liderando pelo exemplo, inspirando amigos, filhos e netos.
Toda uma história que ao longo dos anos moldou os VALORES da SOZO Vinhos Finos de Altitude:
AUTENTICIDADE
PAIXÃO
QUALIDADE
DEDICAÇÃO
OTIMISMO
PIONEIRISMO
BUSCA CONSTANTE POR CONHECIMENTO E INOVAÇÃO
Embarque nessa experiência!!! Venha conhecer nosso vinhos!!! E nosso trabalho!!!
@sozovinhos
Saúde!!! Salute!!! Santé!!! Cheers!!!